7 sinais de ovulação

A ovulação é uma parte normal do seu ciclo menstrual, mas quanto você realmente sabe sobre isso – além do fato de acontecer todos os meses? Muitas coisas acontecem no seu corpo quando você libera um óvulo – algumas você pode notar, e outras não.

A ovulação geralmente acontece no meio do seu ciclo, o que acontece 14 dias depois do início da sua menstruação se você tem um ciclo de 28 dias. Mas, se você não tem um ciclo de 28 dias (o que é comum), pode acontecer quatro dias antes ou depois desse meio. No entanto, toda mulher é diferente e também é possível ovular entre o 11º e o 21º dia do seu ciclo.

Se você toma pílulas anticoncepcionais, não há ovulação. Os hormônios da pílula, particularmente a progesterona, enganam seu corpo fingindo que você está grávida e, obviamente, grávidas não ovulam. Mesmo que você ainda ovule quando usa o DIU de cobre, o DIU hormonal reprime parcialmente a ovulação, o que significa que ela ainda pode acontecer ocasionalmente.

Então, quer você esteja tentando engravidar ou não, isso é o que acontece no seu corpo quando você ovula:

1. Seu muco cervical muda.

O objetivo biológico da ovulação é permitir a gravidez e, durante esse período, seu corpo quer ajudar os espermatozoides a chegarem até seu útero. Devido ao aumento de estrogênio, seu muco cervical fica mais grosso (o que é bom para o esperma) e lembra claras de ovo.

2. Você pode sentir pequenas pontadas.

Isso não acontece com todo mundo, mas algumas mulheres sentem uma leve dor quando estão ovulando, conhecida como mittleschmerz (em alemão: “dor do meio”). Ela acontece quando o óvulo é liberado de um folículo para o seu ovário.

3. Você tem mais chances de ficar doente.

Quando você ovula, seu Sistema imunológico é levemente reprimido, para permitir que o espermatozoide sobreviva e não seja atacado pelo seu próprio corpo.

4. Seu cervix amolece.

Não é uma mudança grande, mas durante a ovulação seu cérvix amolece um pouco e cria uma abertura um pouco mais para abrir caminho para o espermatozoide.

5. Sua temperatura aumenta levemente.

Você já deve ter ouvido falar que algumas mulheres medem suas temperaturas para saber se estão ovulando, e é por conta desse efeito. Quando você ovula, a temperatura do seu corpo em repouso aumenta levemente.

6. Algumas espinhas podem surgir.

Algumas mulheres terão algumas espinhas no meio dos seus ciclos, o que é causado por uma queda temporária nos hormônios. Não há razão para pânico: essas espinhas provavelmente são temporárias e são apenas uma indicação de que você está ovulando.

7. O desejo sexual aumenta.

É real: o seu apetite sexual provavelmente vai aumentar no meio do seu ciclo. Durante esse período, há um pequeno aumento nos níveis de testosterona do seu corpo, o que afeta a libido de algumas mulheres.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *