Como fazer uma festa infantil gastando pouco

Festas de aniversário ganharam ainda mais relevância dos últimos tempos, e festas infantis não são diferentes. Com temas detalhados, bolos extravagantes e atividades exclusivas, os custos de uma festa infantil podem subir mais rápido do que você imagina. Mas não se desespere! É totalmente possível planejar uma festa incrível para o seu filho sem estourar seu orçamento, ainda mais com nossas 12 dicas para uma festa infantil criativa (e barata!).

1. Escolha o horário certo

As festas infantis mais econômicas para os pais são aquelas que acontecem entre duas e cinco da tarde. Nesse período, as crianças já terão almoçado e ainda é muito cedo para o jantar, o que acaba com a necessidade de servir uma refeição completa para os convidados.

2. Comece a planejar com antecedência

Orçamentos estourados andam de mãos dadas com compras impulsivas. Se você quer evitar gastar muito dinheiro por conta de estresse ou pressa, aumente o tempo de planejamento da festa o máximo possível. Avalie o que você vai precisar com meses de antecedência e fique de olho em promoções e descontos nos meses seguintes!

3. Abandone o papel

Convites de papel são fofos e existe uma grande quantidade de opções por aí, é verdade. Mas isso não significa que eles são necessários para a sua festa. Muitos sites oferecem convites virtuais incríveis que podem ser enviados por e-mail para os seus convidados, ou até mesmo por mensagem.

4. Faça uma lista de convidados pequena

Um dos jeitos mais fáceis de economizar em festas infantis é pensar em uma lista de convidados pequena. É claro que você gostaria de convidar toda a classe do seu filho, mas isso não precisa acontecer sempre, até mesmo porque as crianças normalmente têm um numero menor de amigos mais próximos. Convite apenas os mais chegados e faça uma festa ainda mais especial!

5. Economize quando eles forem pequenos

É muito fofo ver como as pessoas se dedicam ao primeiro aniversário das crianças, mas, verdade seja dita, nessa idade elas provavelmente não vão lembrar ou se impressionar com todo esse esforço. Que tal economizar quando seus filhos forem pequenos, para que você tenha mais liberdade na hora de planejar uma festa que eles realmente vão curtir quando forem mais velhos? Um piquenique em família ou um dia no parque podem ser tão divertidos para um bebê de um ano quanto uma festa super elaborada.

6. Faça uma festa conjunta

Seus filhos provavelmente têm amigos que fazem aniversário em datas próximas ao deles. Pode ser uma boa ideia fazer uma festa conjunta, onde o custo de entretenimento, decoração e comida pode ser dividido entre duas famílias – o que torna os valores muito mais acessíveis.

7. Pense na comida

Para economizar o máximo possível em uma festa infantil, é importante fazer em casa a maior quantidade possível de comidas e lanchinhos – mantendo a simplicidade. Existem muitos lanchinhos fáceis de fazer e que conquistam qualquer criança! Outra opção é comprar frutas, cortá-las e servir para os convidados!

8. Evite lojas de festa

Lojas de artigos para festas podem ser o lugar dos seus sonhos,ainda mais se você ama planejar festas. Mas elas também podem ser muito caras e te levar a fazer compras impulsivas. Tente comprar o máximo de itens pela interne, para que você possa comparar preços em diversas lojas. Ao invés de gastar muito com itens temáticos, que tal comprar itens básicos de decoração e personaliza-los de acordo com o tema da festa?

9. Faça as lembrancinhas

Para economizar, uma boa ideia é criar uma “oficina de lembrancinhas” dentro da festa. Compre alguns materiais simples e dê às crianças a oportunidade de criarem algo dentro do tema. Se o tema da festa for a realeza, as crianças podem fazer suas próprias coroas com cartolina, glitter e outros materiais simples. Se sua festa não tiver um tema específico, você pode comprar ecobags sem estampas e deixar que as crianças pintem o que quiserem e levem as bolsas para casa como lembrança.

10. Crie jogos e brincadeiras

Existe uma enorme variedade de jogos e brincadeiras fáceis de planejar e simples de conduzir que você pode fazer em uma festa infantil. Pense em brincadeiras como batata quente, charadas, dança das cadeiras, estátua, e corrida de três pernas.

11. Use a imaginação a seu favor

Se você não quer organizar jogos muito regrados, existem outras opções. Use a criatividade das crianças a seu favor: as crianças são muito criativas, então pense em um jogo que eles podem jogar sozinhos e usar a própria imaginação. Que tal uma caça ao tesouro?

12. Bolo caseiro

Com os bolos de aniversário que estamos vendo no Instagram, não é surpresa que os pais se sentem pressionados quanto ao centro da festa. Para aliviar um pouco desse estresse, uma boa ideia é fazer o bolo na sua casa. Além de ser uma terapia, o seu filho pode te ajudar na hora de cozinhar e vocês criarão uma boa lembrança!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *