Como acalmar o bebê quando os dentes estiverem nascendo

Muitos pais sofrem com seus bebês durante o nascimento dos primeiros dentes: ver a criança tão desconfortável e não saber o que fazer pode ser desesperador. Apesar de alguns bebês terem pouco ou nenhum sintoma durante o nascimento dos dentinhos, se o seu filho está irritado ou com dor, separamos algumas dicas infalíveis para acalmá-lo e aliviar o desconforto.

1. Frutas geladas

Depois que você introduzir comidas sólidas à alimentação do bebê, uma boa opção para aliviar o desconforto da primeira dentição são as bananas amassadas (e geladas!). Para evitar que a criança engasgue, coloque o purê em um alimentador para bebês com tela. Você também pode experimentar fazer o mesmo processo com maçãs, morangos, mangas ou peras.

2. Toalhinha gelada

Mergulhe uma toalhinha na água até que ela fique inteira úmida e coloque na geladeira. Quando a toalhinha estiver gelada, dobre e dê para o bebê mastigar e massagear a gengiva. Mas não se esqueça: o bebê pode engasgar, então é importante ficar sempre de olho.

3. Colher de metal gelada

O método é simples: pegue uma colher da gaveta e coloque na geladeira. Quando ela estiver gelada, massageie a gengiva do bebê com as costas da colher para aliviar o desconforto.

4. Massagem na gengiva

Outra forma de aliviar o nascimento dos dentinhos é massagear com cuidado a gengiva do bebê. Depois de lavar suas mãos com cuidado, sente com o bebê no colo e faça movimentos circulares para massagear a gengiva.

5. Mordedor gelado

Coloque o mordedor preferido (lembre-se: ele não pode ter gel ou líquido no interior) na geladeira e dê ao bebê quando estiver gelado. Lembre-se que o brinquedo deve ser fácil de segurar e estar limpo.

6. Limpe a baba

Um dos principais sinais da primeira dentição é o aumento da baba. Uma boa alternativa para prevenir a irritação é limpar a baba do bebê com frequência, deixando-o sempre limpinho.

7. Muitos abraços!

É muito importante que seu bebê receba muitos abraços! Às vezes, o maior conforto para um bebê com os dentinhos nascendo é um bom e velho abraço da mãe.

8. Medicamentos

Se você perceber que o desconforto da primeira dentição não está sendo acalmado por nenhuma alternativa, consulte seu pediatra sobre medicamentos que podem ser usados para ajudar bebês incomodados.

Sobre a Expo Mamãe

Buscando um novo conceito de evento voltado ao universo infantil, o Expo D. Pedro concebeu a Expo Mamãe. Combinando criatividade, tendências e informação em um só lugar, a feira reúne mais de 60 expositores em sua edição de verão, que acontece de 29 de novembro a 2 de dezembro, no Expo D. Pedro. O evento promete envolver toda a família, com atrações e produtos voltados para mamães, papais e crianças de 0 a 8 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *