Dicas infalíveis para acabar com o xixi na cama

Talvez você não escute muitos depoimentos sobre o assunto, mas o xixi na cama é mais comum do que você imagina. A situação pode ser frustrante para os pais, e as crianças podem ficar assustadas, tristes e envergonhadas.

É preciso ter paciência – o hábito de fazer xixi na cama não é culpa da criança (nem sua!). Trate a situação como um desafio que vocês vão superar juntos, e não como um problema. Na maioria do casos, esse desafio é resolvido com o passar do tempo e existem atitudes que você pode tomar para ajudar.

Por que as crianças fazem xixi na cama?

Fazer xixi na cama não tem a ver com ser preguiçoso ou relaxado, e seu filho não deve ser castigado por isso. A prática, também conhecida como enurese, tem muitas causas: o sistema nervoso do seu filho pode não ter se desenvolvido o suficiente para controlar a bexiga dele a noite, estresse, ansiedade ou, em casos mais raros, podem existir problemas no trato urinário.

Se a prática persistir por um longo período de tempo, é importante falar com um médico sobre possíveis doenças que podem estar afetando a criança. Mas, com um pouco de treino, medidas práticas e MUITO apoio, a maioria das crianças consegue parar de molhar a cama com o tempo.

Dicas para ajudar as crianças

Antes de começar, é importante deixar bem claro para a criança que você não está bravo e quer apenas ajudar. Lembre-se de escutar o seu filho e deixa-lo por dentro de todas as medidas que adotar.

Se você suspeita que o xixi na cama está relacionado ao estresse – como uma mudança na estrutura familiar, uma mudança de endereço ou bullying na escola, por exemplo – trabalhe essas questões emocionais antes de qualquer coisa.

Exercitar o controle da bexiga durante o dia pode ajudar – dê um timer para a criança ou cronometre com a ajuda de um alarme e tente prolongar o tempo entre as idas ao banheiro em 10 minutos todos os dias.

Não dê líquidos para a criança uma hora e meia antes da hora de dormir.

Coloque proteções no colchão e tenha roupa de cama reserva para remediar acidentes. Deixe uma luz acesa para que a criança possa caminhar tranquilamente até o banheiro.

Se a criança molhar a cama, peça a ajuda dela para trocar sua roupa e também a roupa de cama, sempre sendo empático e gentil.

Algumas pessoas defendem que, depois que a criança tem idade suficiente para dormir na casa dos amiguinhos, acontece um período inicial de vergonha (já que ela inevitavelmente vai fazer xixi na cama), mas, com o tempo, isso pode ajudar a acabar com o problema.

Pode levar certo tempo até você encontrar a solução que se encaixa com a realidade do seu filho, e pode ter certeza que a criança acha a situação muito mais difícil que você! Mantenha a paciência, não foque nos fracassos e procure ajuda sempre que precisar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *