Como ensinar seu filho a dividir

Uma coisa pela qual todos os pais torcem é que seu filho se dê bem com outras crianças. Mas isso inclui dividir brinquedos, comida e até mesmo seus próprios pais – algo que crianças mais novas raramente querem fazer. Então, como ensiná-los que dividir é bom?

Crianças mais novas são naturalmente autocentradas, e tendem a querer as coisas – brinquedos, comida e atenção – só para si, com pouca ou nenhuma consideração pela necessidade dos outros. As crianças aprendem a valorizar o sentimento do próximo somente após muitos anos de amadurecimento e experiência.

Mesmo que as crianças aprendam o conceito de dividir, o seu desejo de poder frequentemente fica no caminho e elas não conseguem colocar o aprendizado em prática. Uma das demonstrações mais comuns de poder é o famoso “É MEU!”.

Apesar de não ser um processo rápido, existem passos que você pode dar para ajudar as crianças a aprender a dividir e desenvolver a compaixão e a generosidade.

Divida com o seu filho. Durante as suas interações com a criança, demonstre e descreva a importância de dividir. Na hora do lanche, por exemplo, diga “vamos dividir essa fruta. Um pedaço para mim e um para você”. Ou, quando estiverem brincando com bloquinhos de construção, diga “você coloca um bloquinho agora, e depois eu coloco o outro. Estamos dividindo o brinquedo”.

Seja o exemplo. Em casa, aproveite oportunidades para dividir coisas com seu parceiro. Quando estiver com seus irmãos, por exemplo, faça questão de dividir e descrever suas ações. Crianças são ótimas observadoras e adoram imitar os adultos!

Reconheça e recompense. Reconheça quando a criança estiver fazendo a coisa certa. Um simples “eu achei muito legal você ter dividido seu brinquedo com seu primo” vai fazer com que a criança se sinta feliz e estimulada a repetir o comportamento.

Incentive a empatia. Se você perceber que a criança está em uma discussão, pergunte para ela “como você acha que ele se sente quando você não permita que ele brinque com o brinquedo?” ou “como você se sente quando alguém não divide o lanche com você?”. Se colocar no lugar do outro é um passo importante na criação de relacionamentos saudáveis com outros, onde dividir se torna algo natural e confortável com o tempo.

Sobre a Expo Mamãe

Buscando um novo conceito de evento voltado ao universo infantil, o Expo D. Pedro concebeu a Expo Mamãe. Combinando criatividade, tendências e informação em um só lugar, a feira reúne mais de 60 expositores em sua edição de verão, que acontece de 29 de novembro a 2 de dezembro, no Expo D. Pedro. O evento promete envolver toda a família, com atrações e produtos voltados para mamães, papais e crianças de 0 a 8 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *